Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais


 

subtitle_10dicascelular_1

Atualmente é difícil fazer qualquer coisa adquirida durar bastante, já que várias são feitas justamente para não durar muito e serem substituídas por modelos mais atuais. Entretanto, muito da vida útil dos utensílios pode ser poupada tomando-se os devidos cuidados. Pensando nisso trouxemos algumas dicas para o seu celular durar mais:

  1. Utilize capinhas

O mais básico dos cuidados é sempre utilizar capinhas protetoras – as cases –, aliás, estas oferecem diversos tipos, dos mais básicos a modelos mais personalizados, tornando-se um grande atrativo.

  1. Proteção para a tela

Utilize a película protetora, pois dessa forma evitam-se os riscos na tela, sem atrapalhar em nada a utilização do aparelho, é só ser colocada direitinho para que não haja “bolhar de ar” depois de colocada.

  1. Evite umidade

Levar o seu gatget para o banheiro? Nem pensar. No banheiro, como em qualquer outro lugar com grande umidade é furada. Enquanto você toma banho, por exemplo, a umidade fica no ar e pode corroer os circuitos do seu celular. Sem contar que ele pode ser derrubado dentro do vaso sanitário, não é mesmo? Outro lugar com umidade que você deve evitar levar seu celular ou protege-lo bem é na praia, devido à maresia e durante chuvas.

  1. Mantenha seu celular limpo

Como aparelhos são sensíveis a umidade é recomendável sempre limpá-lo com um paninho no máximo umedecido com álcool, mas sempre com cuidado para não haver infiltração. E sempre evitando deixar o celular em lugares muito empoeirados ou sujos.

  1. Temperatura adequada

O ideal é que o celular esteja em ambientes com temperaturas entre 15ºC e 30ºC. Temperaturas muito extremas podem prejudicar o funcionamento ou danificar o aparelho.

  1. Evite ao máximo derrubar e bater seu celular

Costumo dizer que os celulares tentam “se suicidar” constantemente, pois vivem caindo, não é mesmo? Parece que essa culpa é mesmo nossa. Evite deixa-lo, por exemplo, no bolso da frente quando estiver sentado, pois ele pode cair quando você se dobrar para levantar-se. Cuidado com mão molhada ou escorregadia; pegue sempre com firmeza seu aparelho e certifique-se que está em um lugar sem riscos de queda. Lembre-se que mesmo que o celular parece ser afetado externamente num primeiro momento, quedas constantes podem danificá-lo internamente em longo prazo (ou logo de primeira).

  1. Celular não é brinquedo

Muitas pessoas dão o celular na mão de criança e se arrependem, podem acontecer vários acidentes de queda, ou como situações em que a criança baba no celular, causando o mesmo problema citado sobre infiltração e umidade no aparelho. Pois não adianta chorar não é mesmo? Evite dar o celular na mão de crianças.

  1. Evite jogar o aparelho

Obviamente, ao jogar o aparelho para, por exemplo, entrega-lo a alguém, você corre mais riscos de derrubá-lo do que se o entregasse em mãos. Portanto, também evite esta prática.

  1. Cuidado ao praticar esportes

O suor também pode oxidar componentes eletrônicos. Então ao praticar esportes, certifique-se que o seu celular está bem protegido para não entrar em contato com o suor. Além do mais, tome cuidado para não derrubar o celular enquanto se exercita, já que ao fazer algum movimento brusco ele pode cair do seu bolso se você não guarda-lo em local bem seguro.

  1. Tome cuidado com perdas e furtos

Sempre mantenha seu celular em local seguro e supervisionado por você, para evitar perder ou ser furtado.

Dica bônus: tente ao máximo não descontar a raiva no seu celular, jogando-o no chão. É muito provável que você se arrependa depois. Lembrando que as garantias não cobrem problemas causados por má utilização.