Facebook tira do ar feed de atividades de amigos em tempo real


Sem fazer alarde, o Facebook removeu da rede social o painel que mostrava a atividade dos amigos em tempo real. Lançada em 2011, a função chamada Ticker era localizada em uma janela na porção superior direita do site. Até então, essa era uma das poucas maneiras de saber o que os contatos faziam na plataforma imediatamente. Sem explicações, o feed secundário não aparece mais para os usuários. Respondendo a uma pergunta sobre o assunto no fórum oficial da rede na última semana, uma representante da empresa se limitou a dizer que “o recurso não está mais disponível”.

Facebook remove painel de atividades de amigos na rede social (Foto: Melissa Cruz)

Há seis anos, o pequeno feed mostrava todas as ações dos contatos na rede social. Curtidas, comentários e outras atividades apareciam em ordem cronológica, independentemente do nível de proximidade entre as pessoas. Ao contrário do feed principal, que sofre a moderação do algoritmo do Facebook, o Ticker, como o painel é conhecido em inglês, incluía todas as atualizações da rede na medida em que ocorriam.

Há cerca de 1 mês, usuários reclamam do sumiço do Ticker no fórumd e ajuda do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Há cerca de 1 mês, usuários reclamam do sumiço do Ticker no fórumd e ajuda do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Há cerca de 1 mês, usuários reclamam do sumiço do Ticker no fórumd e ajuda do Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O Facebook costuma descontinuar funções por falta de uso, porque não obteve o resultado esperado ou para focar em funções mais importantes. O painel de atividade já havia perdido destaque na última grande mudança de design da plataforma. Além disso, o Facebook oferecia opções para silenciar ou remover por completo a função, impedindo que amigos bisbilhotassem todas as suas ações.